Legion: Penélope cansou de tecer

legion-chapter-17-1112613-1280x0

Cantou Homero as viagens de Ulisses e enquanto duraram essas viagens, sua esposa, a rainha Penélope ficou em Ítaca e foi obrigada a ouvir diversas propostas de casamento. Penélope era fiel ao marido e recusou todas as propostas até ser intimada a dar uma resposta, fruto da posição precária na qual se encontrava, mesmo sendo uma rainha: uma mulher sem um marido. Penélope prometeu escolher entre os pretendentes assim que terminasse de tecer uma veste para usar em luto pela morte de Ulisses e todas as noites, ela desfazia os fios que havia tecido durante o dia, protelando assim o seu destino indefinidamente.

A história é bonita, mas Penélope esperou 20 anos pelo retorno do marido, que imediatamente matou todos os pretendentes. É um mito sobre a fidelidade, porém, o tempo passou para Penélope. Hoje ela se chama Melaine Bird e a sua veste é a vontade de salvar o mundo.

Se podemos considerar alguma coisa como um defeito na segunda temporada de Legion é que a historia é Davidcêntrica. Os personagens que ganham tempo em cena são aqueles que importam para ele: Syd e o Shadow King. Já era assim na primeira temporada, mas a interação com os outros personagens secundários era mais constante, pois David precisava dos outros para servirem de referência para sua percepção da realidade. Na segunda temporada, já vimos Amy aparecer sem aviso no quinto episódio, pois apenas naquele momento a personagem importava para David. Ptonomy, Cary, Kerry, Clark somem de cena por longos períodos pela mesma razão. Melaine Bird, a líder do grupo, foi a mais prejudicada por essa característica. Ela nem ao menos apareceu nos últimos episódios e agora entendemos por quê: Noah Hawley estava salvando-a para quando fosse importante para a trama.

No episódio desta semana, os coadjuvantes reinaram (David nem aparece e Syd e o Shadow King surgem apenas por segundos) e Melaine foi o centro do episódio. Certo, Lenny e Aubrey Plaza fizeram o máximo com o pouco tempo em cena que tiveram e Carey e Kerry voltaram a mostrar aquela interação deliciosa que os dois têm em cena. Mas Melaine ganhou mais tempo e desenvolvimento: Noah Hawley achou importante de mostrar como ela foi “corrompida” pelo Shadow King e agora está presa a uma espécie de desilusão. A chave? Oliver, o Ulisses da vez.

Em uma das cenas, Oliver (é o Shadow King, na verdade) lamenta que ela não tivesse viajado com ele pelos planos astrais. Isso mesmo, Oliver é um viajante. Ele queria ir e vir. E Melaine ficou cuidado de seus sonhos, cuidando do mundo.

Ao contrário de Penélope, Melaine envelheceu, e mesmo que o Shadow King use isto para começar a dominá-la, não podemos, nem quero imaginar que tenha sido essa vaidade a causa da queda de Melaine. Acho que é uma personagem bem mais interessante, cuja força ruiu quando Ulisses voltou para casa e fugiu de novo e tudo que ela vivera até então enquanto tecia a salvação do mundo, se mostrou fútil. De fato, Syd e David assumiram esse papel e ela sabe que não tem muita contribuição para esse mundo de mutantes poderosos capazes de mudar a realidade. Toda essa amargura fez Penélope desistir de tecer e aceitar a corte do Shadow King.

Ah, poderiam dizer que esta história poderia ter sido contada no começo da série, não quando estamos a dois passos do clímax e quase tínhamos esquecido de Melaine. Mas será ainda que não entendemos que a série é um labirinto, em que damos voltas, encontramos ecos e repetições e parecemos não sair do lugar. Estilo é substância.

Além disto, Homero escreveu duas obras e ambas utilizam um recurso chamado In Media Res. Era um nome grego para flashbacks. Não importa quando a personagem Melaine Bird serviu de comentário sobre a função arquetípica da mulher do herói, o importa é como foi feito e encontrar um Ulysses beatnik não tem preço.

João Camilo de Oliveira Torres – Quem quiser me ouvir falando de séries e filmes baseados em HQs, basta clicar aqui e acompanhar o X-POILERS!


#legion #penélope #ulisses #legion

Anúncios

2 pensamentos sobre “Legion: Penélope cansou de tecer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s