A poesia de Muhammad Ali

13346858_1092278547461905_4910117751237804317_n

“Voe como uma borboleta e ferroe como uma abelha. As mãos não podem acertar o que os olhos não podem ver.”

Imagine se esta frase ficasse famosa ao ser dita por um poeta ou escritor.

Imaginou? É uma frase tão boa, que serve perfeitamente para a literatura. Nas propostas de ítalo Calvino para a literatura, estão ali a leveza da borboleta e a precisão e incisão da abelha. Kafka comparou a literatura com um machado de gelo, feito para atacar, como o ferrão da abelha. Keats falava das asas invisíveis da poesia. E é claro, Hemingway, uma amante do boxe, comparou escrever várias vezes com uma luta.

Mas ela foi dita por um boxeador. Um grande boxeador, que falava tão bem quando lutava. Na verdade, falar já fazia parte do combate e não são poucos os atletas que usaram a palavra para darem início ao enfraquecimento dos adversários. Nós nos lembramos daquele “Quanto está valendo, está valendo” do Ronaldinho Gaúcho. O desmanche psicológico do São Paulo quando o Atlético começou a dominar o primeiro jogo da Libertadores em 2013 tem essa frase com trilha sonora. Eles não tinham como se recuperarem, por que deviam ouvir aquelas palavras o tempo todo.

A frase de Ali é claro, muito melhor e serve para muitas situações. Será lembrada como um dos grandes aforismos da cultura americana, em um tempo futuro, mesmo quando a sua autoria já não mais fizer parte da memória. Mesmo o conselho prático, que não podemos dar um murro se não vemos o adversário, pode significar tanta coisa. Afinal, quantas vezes, após a leitura de um livro que nos marca, não sentimos  como se tentássemos agarrar algo, sem saber bem o quê, e falhamos por que não estamos vendo aquilo que o escritor tentou nos contar. Aquilo que nos acertou em cheio. É assim com Kafka, não?

Porém, qualquer poeta sabe que uma rosa é suave como uma borboleta e cheia de ferrões como uma abelha. E isso é o produto final que o lutador Muhammad Ali criou.  Uma forma de poesia.


#esporte #poesia #muhammadali

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s