Fábulas Italianas de Ítalo Calvino

FABULAS_ITALIANAS_1237574023B

Há diferenças, ainda que sutis, entre o escritor e o contador de histórias. Muitas vezes, ter talento para uma das funções não implica em ter talento para a outra. Isso não impede que diversos autores tentem apropriar as características das narrativas orais para os seus textos. Esse foi o caso de Ítalo Calvino, que por toda sua vida, defendeu uma literatura construída com base no que chamou de “leveza” e “rapidez”, que são características das fábulas e dos contos orais. Por tal motivo, não é estranho que o autor tenha se dedicado a uma pesquisa e o registro de contos tradicionais italianos, que foram publicadas aqui pela Companhia das Letras com o título “Fábulas Italianas”.

Não se trata de uma pesquisa etnológica com entrevistas diretas nas fontes orais. No prefácio da obra – que é um texto tão relevante quanto os contos do livro – Calvino explica os seus métodos e fontes e deixa claro que alterou as versões na medida em que achou conveniente. Apesar do nome “Italianas”, Calvino não busca construir uma obra de apelo nacional, no molde dos contos de Grimm ou do russo Alexander Afanasyev, o que seria um contrassenso, já que foram os italianos que durante o Renascimento, por meio principalmente de Boccaccio, que difundiu o registros de contos como um modelo de literatura nacional.

Muitos contos são familiares, pois são versões de contos mais famosos e que formam um repertório interessante, de fácil assimilação, pois a linguagem é moderna, mais próxima de nós e devidamente apurada pelo talento de Calvino.

Esta resenha foi originalmente publicada no facebook da Cia Arreleque


#ítalocalvino #contosdefadas #fábulasitalinas


 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s