Cassandra, a profetisa

Cassandra (Lady EmmaHamilton)

Cassandra (Lady EmmaHamilton)

De todos os personagens nas histórias da Guerra de Tróia, a princesa e profetisa Cassandra é talvez a mais trágica. Seu destino é exemplarmente irônico.

Cassandra seria uma grande profetisa, seu dom teria se originado da paixão de Apolo por ela. Outras fontes dizem que em uma noite, ela e o irmão Heleno, adormeceram no templo de Apolo e foram encontrados adormecidos, com serpentes “lambendo” suas orelhas. Mas Cassandra, quando adulta, recusou o avanço de Apolo, que enfurecido, a amaldiçoou: apesar de suas profecias certeiras, não seria levada a sério pelos homens.

Assim é sua tragédia. Cassandra é o primeiro personagem que seria ignorada ao dizer verdades e acusado de loucura. Ela avisa Paris que sua busca por Helena traria a guerra e destruição em Tróia. Avisou os troianos sobre os gregos escondidos no Cavalo de madeira. Avisou a Agamenon que ele morreria ao retornar para casa. Quando os gregos invadiram a cidade, procurou refúgio em um templo de Atenas, mas Ajax menor, a encontrou e a violentou. Alguns relatos dizem que ela e a mãe foram libertadas, vivendo com algumas seguidoras em locais distantes.

Mas, aos poucos a versão mais popular, amplia a tragédia da guerra: Cassandra seria entregue para Agamenon. E assim ela prevê a própria morte, vítima do combate que ocorre quando o líder grego retorna para Grécia, e enfrenta Egisto e da esposa Clitemnestra, enfurecida desde que Agamenon havia sacrificado a filha Ifigênia para aplacar a ira de Ártemis. Clitemnestra assassinaria Cassandra. Essa é a versão da peça de Ésquilo, quando Cassandra permanece em longo silêncio, simbolizando a sua incapacidade de impedir as tragédias ao seu redor, apesar de sua capacidade de prevê-las.

Aos poucos, o humor transformou as personagens como Cassandra para que as tolices verdadeiras tenham destinos mais amenos.

Galeria de imagens Cassandra.

João Camilo de Oliveira Torres

Texto original aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s